Comprar um Piano novo
Considerações iniciais
Em geral, é uma boa ideia comprar um piano ligeiramente de mais alta qualidade do que você pensa que merece. Se houver diversos pianistas na família, apontar a compra para o mais avançado. Um piano de alta qualidade é um investimento excelente, e manterá o seu valor. Assim, se desistir de tocar piano, pelo menos pode voltar a vende-lo a um preço razoavelmente perto de o que pagou por ele.
Espaço
Pianos verticais necessitam de cerca de 1.5 m de cumprimento x 1.5 m de profundidade (espaço para o pianista e o banco).
Os pianos de cauda necessitam um espaço de aproximadamente 1.5 a 2.2 m de largura. O comprimento requerido variará de 1.4 a 2.9m, dependendo do modelo, e ainda mais 0.6 m para o pianista e o banco. Convém certificar-se que o piano deve ser colocado longe das fontes de calor e de frio como radiadores, respiradouros de aquecimento, ar condicionado, a luz solar direta e a lareiras.
Dinheiro
Compre o piano vertical mais alto ou o piano de cauda mais comprido que conseguir. Cordas mais longas e tampo harmónico maiores, melhor o som.
Piano de cauda ou vertical?
O espaço, o dinheiro e a eficiência serão os fatores decisivos aqui. Os pianos de cauda são geralmente instrumentos superiores aos verticais. A máquina de um piano de cauda permite uma repetição mais rápida das notas, e um melhor controlo, mais subtil da expressividade e som do que os pianos verticais.
Quais as melhores marcas?
O mercado de pianos de hoje é inundado com milhares de pianos que vêm de países como os Estados Unidos, Áustria, Alemanha, República Checa e Eslovaca, Coreia, Japão, Indonésia, China e Rússia. Com tantos modelos e preços que oferecem características tão diferentes para segmentos diferentes do público, é impossível generalizar a qualidade de um tipo sobre outro. Como sempre, antes de comprar o piano, mande inspeciona-lo por um técnico independente, que lhe possa dar a informação do modelo e das características de fabrico do piano que está a considerar comprar.
Peça de mobiliário
Apesar de ser importante ficar contente com um bom aspeto exterior do instrumento, não deixe que este seja o fator decisivo na compra do instrumento musical. Deixe que a qualidade da construção, o som e a sensação do teclado sejam o juiz final.
Comprar nas redondezas
Não tenha pressa
Planeie gastar tempo com a procura de locais de venda de pianos, e prometa a você mesmo que não tomará uma decisão antes que ver todos os pianos possíveis. Visite todos os principais vendedores de pianos disponíveis. Toque em todos os pianos possíveis, do melhor ao pior, até para ter uma ideia das diferenças no toque e no som. Pode aprender muito sobre o que gosta tocando em pianos que, ou não tem recursos para, ou que são demasiado pobres na qualidade para si.
Restringir a sua escolha e negociar um preço
Depois de restringir a sua escolha para 2 ou 3 pianos cujos tom, toque e aparência lhe apelam, negoceie um preço com o vendedor. Cada piano deve vir com um banco e pelo menos uma afinação grátis.
Garantia
Perguntar se a garantia pode ser transferida para um proprietário diferente se decidir vender o piano. Isto pode aumentar o seu valor na revenda. Faça uma cópia da garantia e anote que serviços de manutenção são requeridos, por si, a fim de cumprir com os termos.